26/04/2012

galeria entrevista Joana Rosa Bragança

Hoje é dia de entrevista na galeria portuguesa.
Saiba um pouco mais sobre a Joana Rosa Bragança.


A Joana nasceu em Sagres em 1986 mas vive e trabalha entre Olhão e Lisboa.
Fez a licenciatura em Artes Visuais na Universidade de Évora e o mestrado de ilustração artística no ISEC/UE. Ainda passou pelo Ar.Co, Oficina de Cego e Universidade de Évora em workshops de complemento.
É artista plástica e ilustradora, gosta de representar pessoas e bichos (especialmente gatos e cães) e não tem a preocupação de os tornar bonitinhos e fofinhos. Desenha senhoras gordas e homens com bigodes tremelicantes, crianças com rugas e anafadas mas que têm uma beleza própria, quase crítica e não deixam ninguém indiferente. Gosta de se aventurar a três dimensões e por isso as personagens saltaram do papel e deram origem a bonecos, com bigodes e tudo!
As suas ilustrações, desenhos e gravuras já marcaram presença em várias exposições coletivas e individuais.
Em 2008 participou no livro Cabeça de Ferro e em 2009 ilustrou No Reino do Rei Rufino da Soregra Editores. Em 2011 participou no The Morran Book Project do Studio Morran e ilustrou O Pequeno Super Homem da Letras & Coisas. Fez também um livro chamado PLIM, uma edição caseira sobre a balbúrdia dos tempos modernos e foi convidada de Natal da Retrosaria.
A Joana mostra o seu trabalho no blogue borbotos e barbelas mas também tem um site todo arrumadinho por temas e outro blogue dedicado ao gato Tobias.

borbotosebarbelas.blogspot.pt
joanarosab.com
facebook
flickr
etsy
o-tobias.blogspot.pt




A Ilustração é a sua paixão?
R: A minha paixão é criar, desenhar, pintar... ilustrar acaba por ser uma consequência deste amor. Na maioria das vezes, quando crio não estou propriamente a ilustrar um texto nem nada em concreto, estou simplesmente a fazer e a pensar em liberdade.

E de onde vem a inspiração?
R: A inspiração chega de quase todo o lado! Às vezes vem de dentro, outras vezes vem de fora. Inspira-me a infância, algumas situações estranhas que me vêm ao pensamento e também frases que ouvi algures; a proximidade do mar e do campo, os animais em geral, as pessoas genuínas que vivem nas redondezas da minha pequena cidade — especialmente os pescadores e os seus peculiares cães — as lendas locais, a natureza, mas também a literatura e a música. Sentir-me bem num lugar é essencial para a inspiração fluir.




Prefere ilustrar livremente ou ter um tema ou um texto, no caso dos livros infantis?
R: Prefiro ilustrar livremente! Mas de vez em quando também me agrada ter um tema ou um texto, pois é algo que também gosto de fazer.

O PLIM, é um projeto de autor. Chegou a procurar editoras ou a ideia era mesmo fazer uma edição caseira?
R: A ideia inicial foi fazer uma edição caseira e é assim que tem sido até agora. Mas publicar o PLIM seria algo que gostaria de tentar concretizar.




Os bonecos e bonecas, como surgiram?
R: Sempre gostei muito da tridimensionalidade e da possibilidade de dar outra vida aos personagens que invento. Os meus bonecos estão profundamente ligados aos meus desenhos. Apesar de gostar de escultura em barro e em madeira, os tecidos abrem outras possibilidades que me atraem muito. E se forem antigos melhor ainda, porque já trazem com eles uma história e isso é uma inspiração suplementar! Sei pouco de costura, vou aprendendo por tentativa e erro, utilizo os tecidos como se fossem outro material qualquer. O que procuro não é uma peça perfeita mas sim algo único e vibrante de personalidade. Eu construo-os como quem faz uma escultura, de forma livre e sem moldes, a pouco e pouco, até começarem a ganhar vida própria — a partir daí são eles que me dizem quem são e do que precisam para ficarem completos!

E os bigodes?
R: São simplesmente divertidos e uma fonte inesgotável de variedade capilar (e de ideias!)



É difícil ser ilustradora em Portugal?
R: Ainda não sei bem, mas parece-me que não é assim tão fácil. Como vivo fora dos grandes "centros" sou capaz de ter uma opinião ligeiramente desfasada da maioria. Mas acredito que seja possível, há que insistir para se fazer aquilo que se gosta, onde se gosta!

A Joana também gosta de fotografia. Teve alguma formação ou é autodidata?
R: Sou totalmente autodidata. O momento em que descobri a máquina antiga do meu pai e espreitei através do seu visor brilhante foi mágico, um mundo novo apareceu à frente dos meus olhos! Coisa que nunca me tinha acontecido com as máquinas digitais. É algo misterioso que não consigo explicar...

Anda sempre com a máquina fotográfica?
R: Sim, especialmente quando sei que vou andar a passear a céu aberto.
Porquê um blogue dedicado a um gato?
R: Eu adoro gatos! Tenho gatos quase desde que nasci e fotografá-los é algo a que não consigo resistir. Resolvi criar um blogue para partilhar essas imagens com os amigos e outros amantes de gatos.


Organiza os seus dias ou trabalha por instinto?
R: Normalmente trabalho por instinto, mas quando o trabalho é muito ou há várias coisas em simultâneo para serem feitas a coisa complica-se, e aí o instinto não serve de ajuda, sou obrigada a organizar-me!

Tem projetos para um futuro próximo?
R: Tenho vários, gostava de fazer outras exposições, aqui no sul inclusive; criar um livro de raíz com texto e ilustrações da minha autoria; voltar a fazer gravura e iniciar-me na serigrafia.



Para além das artes plásticas e da ilustração, o que mais gosta de fazer?
R: Ler. Gosto muito de ler. Gosto de viajar e fazer passeios ao ar livre, adoro mexer na terra, plantar coisas e tratar das minhas flores e suculentas.

E, no dia-a-dia, o que menos gosta de fazer?
R: É penoso quando tenho de passar muito tempo a olhar para o computador por causa de algum trabalho ou algo do género.

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Existem muitas pessoas a fazer coisas que admiro nas mais variadas áreas, acho que seria uma lista demasiado comprida! Como não quero esquecer-me de ninguém e custa-me mencionar só um, talvez seja melhor nem começar...

3 comentários:

  1. A Joana já sabe o quanto admiro o trabalho dela, mas nunca é demais dizê-lo! ;-)

    ResponderEliminar
  2. destaque merecido, Joana! também sou fã :)

    ResponderEliminar
  3. As ilustrações da Joana têm um toque único e muito especial. Sou fã da Joana e desde que conheci as ilustrações/blogue dela nunca mais parei de seguir.
    Parabéns adorei a entrevista. ;) *

    ResponderEliminar