13/12/2011

galeria entrevista Rita Pinheiro

Terça-feira é dia de entrevista na galeria portuguesa.
Saiba um pouco mais sobre a Rita Pinheiro.


A Rita vive em Tomar com o marido e a gata Matilde.
É licenciada em Artes Plásticas mas depois de algumas experiências profissionais pouco motivadoras e uma mudança de ares da cidade para o campo - mais concretamente para o Alentejo, onde viveu 8 anos - decidiu criar um projecto seu de raiz. Assim, nasceu a marca Matilde Beldroega® (juntou o nome da gata ao nome de uma planta comestível que adora!).
Através desta marca, a Rita desenvolve vários projetos: andorinhas e outros bichinhos, bonecas e bonecos, tendo como base os tecidos.
Para além do site e da loja online, mantém também um blogue onde partilha o seu trabalho, coisas que a rodeiam, interessam e encantam.

matildebeldroegablog.com




Quando se licenciou em Artes plásticas já tinha em mente um projecto assim ou pensava numa profissão diferente?
R: Neste em concreto, não, isso só surgiu mais tarde. Mas sempre foi minha intenção permanecer e trabalhar numa área criativa. Se possível uma coisa minha.

Como e quando apareceram as andorinhas, os bichinhos e as bonecas?
R: Não apareceram todos ao mesmo tempo, foram aparecendo. Quando iniciei este projecto, matilde beldroega, fazia basicamente bonecas de um único género. Depois, com o passar do tempo, às bonecas foram-se juntando outras bonecas de modelos diferentes, como sejam, por exemplo, os personagens, depois os bichinhos, os sacos-cama para bonecas, os bonecos bebé, etc... já são uma grande família.
Todos eles são sempre exemplares únicos.



Estas bonecas são mais apreciadas pelas crianças ou pelos adultos?
R: Se pensarmos nas bonecas mais conhecidas, são as crianças que mais as apreciam (embora também muitos adultos). Os bonecos personagem – são mais os adultos. Os bichinhos – talvez seja metade-metade.

Como foi parar ao Alentejo?
R: O meu marido foi trabalhar para lá. Acho que nós somos um pouco nómadas – agora estamos a viver em Tomar, onde nos sentimos muito bem.

Organiza os seus dias ou trabalha por instinto?
R: Como trabalho muito com encomendas: de lojas e clientes particulares, os meus dias têm que ser bem planeados. O trabalho é todo agendado e os longos dias pensados em função disso. Normalmente na noite anterior faço o plano do dia seguinte.
Gosto de trabalhar com calma, com pormenor, para que tudo possa ficar bem feito.



Tem projetos para um futuro próximo?
R: Sim, tenho vários, que espero conseguir concretizar.

Para além dos tecidos, o que mais gosta de fazer?
R: Bem, eu não faço tecidos, pelo menos por enquanto :) O grosso do meu trabalho, talvez 98%, é com tecidos, de: algodão, lã, linho.
Profissionalmente é mesmo o material que mais gosto de trabalhar. Cada tecido, dependendo da sua composição, tem uma reação diferente, uma diferente utilização. É um material muitíssimo versátil.
Adoro escolher tecido. Os têxteis são um imenso mundo infelizmente não muito acarinhado no nosso país.

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Qualquer uma das pessoas que constam da minha lista de links, no site.


1 comentário: