12/03/2012

Zé Diogo Quintela

O Zé Diogo nasceu em Lisboa em 1977.
É humorista, argumentista e sportinguista.
Estudou nos Salesianos e no Liceu Pedro Nunes. No último ano do secundário foi para os Estados Unidos, através de um programa de intercâmbio de estudantes. Depois, frequentou o curso de Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa mas não chegou a concluir a licenciatura. Foi lá que jogou rugby durante algum tempo mas lesionou-se e foi obrigado a parar.


Em televisão foi argumentista das Produções Fictícias, depois passou da escrita para a frente da câmara com O Perfeito Anormal. Seguiu-se o projeto Gato Fedorento, criado com Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e Tiago Dores, que alcançou uma ascensão meteórica com as séries Fonseca, Meireles, Barbosa, Lopes da Silva, Diz que é uma Espécie de Magazine I e II, Zé Carlos, e Esmiúça os Sufrágios. Foi também júri do programa Portugal Tem Talento, da SIC e ganhou o prémio de melhor improvisação no concurso da RTP Ainda bem que apareceste.


Na imprensa escreveu para o DN, Ideias & Negócios, Inimigo Público, A Bola e O Independente.
Fez stand-up mas sente-se satisfeito por já não fazer, diz que se sentia angustiado antes das atuações.
Atualmente podemos vê-lo em Fora da Box, no canal 54 do MEO. E ler as suas crónicas semanais no Público, que deram origem ao livro Falar é fácil, em 2010. "As melhores crónicas humorísticas de Zé Diogo Quintela (e as piores também, que é para encher)".
É sócio e provador oficial da rede de lojas A Padaria Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário