19/03/2012

Palmas para Portugal na Feira do Livro Infantil de Bolonha

Portugal é o país convidado da edição de 2012 da mais importante feira do livro infantil, a Feira do Livro Infantil de Bolonha.
Começa hoje a 49.ª edição desta feira que conta com cerca de 5 mil profissionais do setor, 66 países participantes e mais de 600 jornalistas e ao longo de 4 dias estarão em destaque por volta de 150 títulos nacionais, 45 dos quais traduzidos para outras línguas.

Uma das principais atividades é a exposição Como as Cerejas, comissariada pelos diretores da Ilustrarte, Eduardo Filipe e Ju Godinho, com a apresentação de trabalhos de 25 ilustradores portugueses. Como as Cerejas – evoca o imaginário da infância e lembra que, se «as conversas são como as cerejas», os bons livros também. Por isso queremos sempre mais.
No stand de Portugal haverá mais espaço… e mais livros. Foi feita uma seleção de obras abarcando os anos de 1999 a 2012, constam nomes como Alice Vieira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Isabel Minhós Martins, André da Loba, Teresa Lima, Luís Diferr ou José Carlos Fernandes, entre muitos outros.
Esboço para o stand de Portugal, concebido pelos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz.
A Feira do Livro Infantil de Bolonha não acaba no recinto de exposições internacionais nem nos quatro dias do calendário. Multiplica-se por toda a cidade, em dezenas de eventos localizados em edifícios históricos como o Palazzo d’Accursio, na Piazza Maggiore, mas também em bibliotecas, museus, galerias, ateliers, lojas ou livrarias. Assim, além da exposição individual de Bernardo Carvalho para o projecto Hamelin, mais quatro ilustradores terão trabalhos seus expostos em lojas de eleição no itinerário shopping da cidade. São eles: Teresa Lima, André da Loba, André Letria e João Vaz de Carvalho.
O país convidado tem ainda a possibilidade de agendar eventos no Café dos Ilustradores e no Café dos Autores, palco de apresentações e debates sobre os escritores e as suas obras onde estarão presentes José Jorge Letria, Isabel Minhós Martins, Afonso Cruz e António Torrado.
Numa iniciativa sem precedentes, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vai estar representada em stand próprio em Bolonha, para promover a instituição e dar a conhecer potenciais talentos junto dos milhares de visitantes da feira. Todo o stand será «forrado» com reproduções de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Ilustração das licenciaturas de Desenho, Design de Comunicação e Pintura, ao longo dos últimos anos.

portugalbologna2012.com


Esboço para o stand de Portugal, concebido pelos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz.

Sem comentários:

Enviar um comentário