15/02/2012

Pedro Gadanho

Nasceu na Covilhã, em 1968. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. É mestre em Arte e Arquitetura pelo Kent Institut of Arts and Design em Inglaterra e tem dividido a sua atividade entre a docência e a profissão de arquiteto, mas também a de curador, crítico, investigador e editor. Neste domínio, é responsável pela série Beyond, Short-Stories on the Post-Contemporary, em Amesterdão, e pelo blogue ShrapnelContemporary. Para além disso, colabora com regularidade em diversas publicações internacionais e publicou o livro Arquitectura em Público (Dafne), que fixa a sua tese de doutoramento na FAUP, um estudo sobre 15 anos de atenção mediática sobre a arquitetura nas páginas do jornal Público e em outros meios de comunicação.


Cedo percebeu que valia a pena diversificar a atividade. Contornando a ideia do atelier profissional que anda à procura de clientes e tenta conseguir encomendas para fazer obra.
Numa época em que há pouco trabalho para os arquitetos, Pedro Gadanho encoraja os novos profissionais a encarar a arquitetura como um campo aberto: "As qualidades que o arquiteto aprende na formação expandem-se a imensas possibilidades. Tem a ver com o domínio do espaço e da informação, o que tem aplicação em muitas áreas além da construção de edifícios."


Pedro Gadanho foi escolhido num concurso internacional lançado pelo MoMA e é agora o curador de Arquitetura Contemporânea no Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Está a dirigir, desde janeiro, o setor das exposições e aquisições, e ainda o dos Jovens Arquitetos. O objetivo deste programa é mostrar os arquitetos emergentes e ir construindo retratos recentes da realidade da arquitetura em diferentes localizações.
“Comecei por enviar o meu currículo, mas, no início, a minha expectativa de vir a ser escolhido era zero”. Pedro Gadanho vê a sua escolha para o MoMA como “o corolário de uma carreira de freelancer em áreas inovadoras no domínio da arquitetura, que têm crescido muito nos últimos anos”.

shrapnelcontemporary.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário