08/02/2012

Nilton

O Nilton nasceu em Angola em 1976 e veio para Portugal com quatro anos. Passou a infância e a adolescência em Proença-a-Nova. Quando tinha 17 anos respondeu a um anúncio do Expresso (pediam um disco-jóquei em Albufeira), foi na sua mota e ficou com o emprego. Mais tarde, abriu uma empresa de decoração de interiores.


Desde míudo que tem a veia da escrita bastante apurada. Até coisas sérias, como poesia, embora nunca a deixasse vir à tona com o nome Nilton.
No início dos anos 90 ofereceram-lhe um CD do Robin Williams a fazer stand-up. Ficou fascinado e descobriu o que realmente queria fazer mas o conceito ainda não era conhecido em Portugal e não havia "os youtubes". Viveu frustrado vários anos por não conseguir divulgar o seu trabalho. Vinha a Lisboa entregar os seus vídeos mas não o levavam "a sério". Só começou a atuar em 1997. A Câmara de Portimão deu-lhe um espaço para fazer stand-up uma vez por ano, tradição que ainda se mantém. Seguiu-se outro texto, outro espectáculo... as ideias ganharam forma e em 2000 mudou-se para Lisboa. Entregou uma gravação no Teatro A Barraca, eles gostaram e decidiram apostar. Acabou por ser esta a sua rampa de lançamento. Foi ali que Sérgio Noronha da Rádio Comercial o descobriu. Foi também lá que sentiu a honra de ver na Plateia Raul Solnado e Júlio César. A visita valeu-lhe um convite para uma temporada de 3 meses no Casino Estoril.

"O palco é uma luta de boxe. Tens três segundos em que estás sem levar chapadas do adversário. Três segundos enquanto eles batem palmas. Tens que arrancar logo a seguir. Não há deixas, não há contracena. Estás ali sozinho: és só tu, o micro e a plateia."

Foi pioneiro no conceito de stand-up em Portugal e é esta a sua base de trabalho apesar de fazer outras coisas como televisão, rádio, livros e DVDs.
Gravou em 2002, o primeiro DVD de Stand up Comedy feito em Portugal. “Nilton ao vivo no Teatro Maria Matos”. No ano seguinte foi convidado para o programa da SIC, “Levanta-te e Ri”. O sucesso foi tal que surgiu o convite para criar o seu próprio programa, “K7 Pirata”, onde concretizou o sonho de juntar entrevistas e humor.
Gosta de piadas corrosivas, que puxem os limites. O humor negro é o que o diverte mais e faz sempre uma piada com as piores desgraças. Inspira-se no 'tuga' que há em nós.
Tem noção de que não agrada a toda a gente. Já ouviu ameaças de morte e há pessoas que lhe querem bater. Já lhe chamaram todos os nomes possíveis e imaginários mas gosta de arriscar e experimentar coisas diferentes. Faz as coisas em primeiro lugar para se rir. Não tem o hábito de dizer asneiras e tenta não ofender.
Só dorme quatro horas por noite, é viciado em trabalho. Trabalha todos os dias, até ao fim de semana. Tem o cérebro sempre ligado, aponta piadas enquanto lê ou vê televisão.
É também distraído, não bebe café, não toma drogas e não fuma, "sou um totó".
Adorava ficar em casa só a escrever. Vivia feliz.

facebook.com/niltoncomedy

Sem comentários:

Enviar um comentário